Islamabad Paquistão

Islamabad Paquistão

Islamabad é a capital do Paquistão desde 1967, construída de forma planeada nos anos 60 do século XX para tomar o lugar de Carachi. Por detrás daquele mega-projecto esteve o arquitecto grego Constantinos Apostolou Doxiadis, que dividiu a cidade em oito áreas funcionais: administrativa, diplomática, residencial, educacional, industrial, comercial, rural, e, por fim, zonas verdes.

Visitar Islamabad é importante para conhecermos um pouco mais acerca da variedade que o país tem para oferecer. Islamabad terá de ser incluída no seu roteiro para visitar o Paquistão.

Islamabad tem uma forte componente académica, com mais de vinte universidades, e os níveis de segurança mais elevados do Paquistão. Apesar de ter menos de 1% da população do país, a cidade de Islamabad contribui com 1% para o produto interno bruto (PIB) do país. A Bolsa de Valores de Islamabad é a terceira maior do Paquistão.

Tudo isto faz de Islamabad uma cidade deveras interessante. Não se pode dizer que seja tipicamente paquistanesa, mas o seu carácter experimental torna-a uma urbe muito curiosa. Os preços são claramente mais altos do que no resto do país, e é habitada sobretudo por pessoas de classe sócio-económica média e alta.

Islamabad Paquistão
Islamabad Paquistão

Como chegar até Islamabad


Poderá viajar de Lahore para Islamabad de diversas formas. Se o tempo é um facto a ter em conta, pode voar, existindo diversas ligações diárias entre estas cidades. A Pakistan International Airlines voa quatro vezes por dia, devendo esperar pagar entre 50 e 60 Euros pela viagem que demora uma hora.

Se preferir seguir por estrada, pode ir até ao terminal ferroviário de Lahore e comprar uma passagem na Daweoo Express. Serão cerca de 1250 PKR, mas o transporte só vai até Rawalpindi, uma cidade periférica de Islamabad. Daí não terá dificuldade em encontrar transporte para a capital, a uns 45 minutos de distância, por 50 PKR. Outros operadores a assegurar a ligação entre Lahore e Islamabad: Niazi Express, Skyways e Faisal Movers.

Existe também a possibilidade de viajar por comboio. Verifique horários e compre bilhetes no website dos caminhos-de-ferro do Paquistão, mas atenção porque não encontrará Islamabad na lista de estações.

Isto porque a capital tem duas estações, com nomes próprios: Margala e Rawalpindi, esta última na cidade vizinha, como explicado acima.

Existem várias maneiras de chegar a Islamabad, dependendo de onde você está partindo. A seguir, estão algumas opções para chegar à capital do Paquistão:

  • Avião: a maneira mais rápida de chegar a Islamabad é voar para o Aeroporto Internacional de Islamabad. Há voos disponíveis de várias cidades do mundo, incluindo Londres, Dubai e Nova Deli.
  • Ônibus: há ônibus disponíveis de várias cidades do Paquistão para Islamabad, incluindo Lahore, Karachi e Peshawar. As viagens de ônibus podem levar algumas horas a alguns dias, dependendo da distância.
  • Carro: é possível dirigir até Islamabad de várias cidades do Paquistão. Há estradas bem sinalizadas e a viagem de carro pode ser uma ótima opção para quem quer explorar o país ao longo do caminho.
  • Trem: há também serviço de trem disponível de várias cidades do Paquistão para Islamabad. As viagens de trem podem levar algumas horas a alguns dias, dependendo da distância.

Onde fica Islamabad


Islamabad

  • Área: 906 km2
  • População: 1.9 milhões de habitantes

Distâncias

  • Islamabad – Carachi = 1410km
  • Islamabad – Quetta = 911km
  • Islamabad – Lahore = 376km
  • Islamabad – Peshawar = 183km
Islamabad Paquistão
Onde fica Islamabad

O que visitar em Islamabad


Vista panorâmica de Islamabad no Paquistão
  1. Mesquita Faisal
  2. Daman-e-Koh
  3. Monumento do Paquistão
  4. Museu do Monumento do Paquistão
  5. Museu de História Natural do Paquistão
  6. Museu do Património Lok Virsa
  7. Fatima Jinnah Park
  8. Grutas Shah Allah Ditta
  9. Parque Nacional Colinas de Margalla
  10. Mesquita Vermelha Lal Masjid
  11. Sir Syed Memorial
  12. Museu Taxila
  13. Forte de Rohtas
  14. Mausoléu de Hazrat Bari Imam Sarkar
  15. Templo de Meher Ali Shah
  16. Aldeia de Saidpur

Mapa dos pontos de interesse


Navegue no mapa e vá explorando os locais clicando nos marcadores azuis.


Atracções e Monumentos


Mesquita Sha Faisal


Mesquita Sha Faisal
  • Uma mesquita com um natural toque de modernidade, é uma das maiores da Ásia, podendo receber 100.000 fiéis nas suas áreas centrais e mais 200.000 dos terrenos adjacentes.
  • Foi desenhada pelo arquitecto turco Vedat Dalokay, tendo a sua construção, iniciada em 1976 e terminada em 1987, sido financiada pela Arábia Saudita. Aliás, o seu nome, também dado à avenida que até ela conduz, vem do rei saudita Faisal bin Abdul-Aziz, assassinado em 1975, não sem antes ter feito tudo para reunir a quantia necessária para a construção desta mesquita.
  • Encontra-se a norte da avenida Faisal, rodeada por quase todos os lados por uma floresta que a liga ao sopé da montanha Margalla.

  • O seu design é geométrico, aludindo à figura de uma tenda do deserto, com quatro minaretes de 88 metros e um corpo principal com um pé-direito de 40 metros. No complexo da mesquita pode ser encontrado o mausoléu do antigo presidente paquistanês Zia ul-Haq.
  • A mesquita pode ser visitada por todos, mas os que não forem muçulmanos não poderão entrar às Sextas-feiras e durante as horas de oração.

Monumento Nacional do Paquistão


  • Este monumento, concluído em 2007, localiza-se num dos cantos do Parque Sharkaparian, simbolizando a unidade do povo paquistanês em torno da sua Nação.
  • O conceito arquitectónico é de Arif Masoud, que criou uma representação de uma flor que se abre, com as suas enorme pétalas a corresponderem às grandes regiões do país: Punjab, Sindh, Balochistão e Província da Fronteira Noroeste. Três pétalas de menores representam outras partes do Paquistão.
  • Integrado no complexo monumental existe um museu que inclui uma secção de esculturas de cera alusiva ao movimento de independência nacional.
Monumento Nacional do Paquistão

Museu Lok Virsa


  • Este museu, também conhecido como Instituto Nacional de Folclore e Património Tradicional, encontra-se no Parque Sharkaparian, entre o Monumento Nacional do Paquistão e o Museu de História Natural, precisamente no centro geográfico de Islamabad.
  • Foi fundado em 1974, tenho ganho autonomia administrativa em 2002. Tem uma área de 60 mil m2, sendo o maior museu do Paquistão.
  • Trata-se essencialmente de um museu de artes aplicadas, com colecções de bordados, joalharia, madeira talhada e outras formas de artesanato.

Aldeia Nurpur Shahan


  • Esta aldeia localiza-se a 4 km a nordeste da Zona Diplomática, distinguindo-se pelo edifício religioso dedicado a Bari Shah Latif, um mestre sufi que viveu no século XVII e que é muito venerado em Islamabad.
  • Quando Bari Shah Latif chegou a Churpur Shahan, como na altura era chamada a aldeia, encontrou um cenário desanimador: a localidade estava infestada de bandidos de todos os géneros, mas ele conseguiu convertê-los ao Islão e torná-los cidadãos respeitadores da lei.
  • As Quintas-feiras são o melhor dia para visitar, quando mais peregrinos chegam à aldeia, transformando-a com a sua devoção e fazendo ecoar o som do cantar sufi que acompanha o momento de transe colectivo. Os estrangeiros são bem-vindos, mas deverão vestir de forma respeitosa.

Aldeia de Saidpur


Aldeia de Saidpur no Paquistao
  • Saidpur é uma pequena pérola da região de Islamabad.
  • Tem mais de quinhentos anos e é considerada das aldeias mais antigas do Paquistão.
  • Note contudo que a aldeia foi intencionalmente transformada numa atracção turística, após 2006, pelo que deverá esperar um ambiente algo artificial.
  • Seja como for, nada reduzirá a beleza natural da envolvência da povoação e os traços do seu passado, que reflectem uma época em que hindus, muçulmanos e sikhs ali viviam em harmonia.

Grutas de Shah Allah Ditta


  • A própria aldeia de Shah Allah Ditta, junto à qual se encontram as grutas, tem um charme nascido de séculos de existência e de uma posição que foi central na rota comercial entre Cabul e a antiga cidade de Taxila.
  • Se a aldeia tem cerca de setecentos anos, as ruínas budistas associadas às grutas e os murais que se podem ver no seu interior foram datados de há 2.400 anos atrás.
  • Desde 2010 que as autoridades paquistanesas têm investido na preservação deste património de valor incalculável.  

Templo de Meher Ali Shah


  • Este templo localiza-se na aldeia de Golra Sharif é dedicado ao sufi Meher Ali Shah e ali se encontram os restos mortais deste religioso.
  • Meher Ali Shah faleceu em 1937 mas apenas 20 anos depois o seu mausoléu ficou concluído.
  • O projecto foi concebido por Babu Lal-Muhammad Chughtai, empregando muita pedra mármore, trazida especialmente do Jodhpur, na Índia.

Alojamento em Islamabad


Booking.com

Curiosidades


Qual é a capital do Paquistão?

Qual é a capital do Paquistão

O Paquistão tem duas capitais: a cidade de Islamabad que é a capital governamental e a cidade de Carachi que é a capital económica. Islamabad tornou-se oficialmente a capital do Paquistão em 14 de Agosto de 1967, exactamente 20 anos após a independência do país. A primeira capital do Paquistão foi a cidade costeira de Carachi que permaneceu como sede do governo até 1959. Esta é ainda a maior cidade e a capital económica do país. Ayub Khan, presidente militar, decidiu construir uma nova capital, Islamabad, no norte do Paquistão, perto da sede das Forças Armadas do Paquistão em Rawalpindi.

Onde fica Islamabad?

Onde fica Islamabad

Islamabad fica situada no norte do Paquistão, perto da fronteira com a Índia, no Território Federal de Islamabad, ao lado da cidade de Rawalpindi. Islamabad está localizada no norte do planalto de Pothohar, no sopé das colinas de Margalla, a 507 metros acima do nível do mar.

Quantos habitantes tem a capital do Paquistão?

Quantos habitantes tem a capital do Paquistão

Islamabad tem cerca de 1 milhão de habitantes, tendo uma densidade populacional de 1120 hab/km2. Esta cidade dinâmica atrai pessoas vindas de todo o Paquistão, tornando-a uma das cidades mais diversas e urbanizadas do país.



Alojamento no Paquistão