História do Paquistão

História do Paquistão

A História do Paquistão é um tanto complicada devido à sua posição geográfica. Apesar do país ter formalmente nascido apenas em 1947 existe um passado a ter em conta. A chegada do Islão à região – um evento de vital importância para a compreensão do actual Paquistão – ocorreu no século VIII.

Entre os séculos XVI e XVIII o Império Mughal dominou toda aquela área, influenciando profundamente o território. O domínio que se seguiu foi repartido entre os impérios Sikh e Maratha.

Os ingleses chegaram de seguida, implementando-se ali a poderosa British East India Company, que alargou os seus domínios e influência ao longo dos séculos XVIII e XIX. Em 1857 dá-se uma revolta militar contra a presença britânica o que precipita os acontecimentos, tornando-se a actual Índia e Paquistão efectivas colónias do Reino Unido.

A primeira metade do século XX é marcada por um movimento nacionalista de contornos complexos, devido às diferenças, essencialmente religiosas, entre Paquistão e Índia.

A história do Paquistão, enquanto país, inicia-se em 1947, na sequência da retirada do Reino Unido da região. Foi um processo conturbado que resultou na separação da antiga colónia em duas nações distintas, a Índia e o Paquistão. A Bandeira do Paquistão foi oficialmente adoptada a 11 de Agosto de 1947, apenas três dias antes da independência do moderno Paquistão.

A violência que envolveu as populações residentes durante o processo de independência projectou-se no futuro, mantendo-se as tensões entre ambos os países até aos dias de hoje, tendo ocorrido desde 1947 quatro confrontos armados de maiores dimensões (em 1947, 1965, 1971 e 1999) e um número mais elevado de escaramuças fronteiriças.

Outro acontecimento importante na moderna história do Paquistão foi a guerra da secessão do Bangladesh. Quando os Britânicos deixaram a região e as partilhas territoriais foram efectuadas, o actual Bangladesh ficou entregue ao Paquistão, apesar de não ter contacto geográfico com o país.

Em 1971 a crise económica que assolava o Paquistão fazia-se sentir neste território de leste, e as sucessivas guerras contra a Índia não contribuíam para amenizar os ânimos. Começou-se a falar de independência no Bangladesh e entre Março e Dezembro desse ano deu-se uma guerra que resultou na criação deste novo país.

Apesar das raízes do conflito entre o Paquistão e a Índia poderem ser procuradas em níveis mais profundos, elas são essencialmente religiosas e terão sido desenterradas durante o processo da saída do Reino Unido da região.

Paquistão História

A história do Paquistão é rica e diversa, com influências de várias civilizações e culturas ao longo dos séculos. A região que atualmente é o Paquistão foi habitada por povos indígenas há milhares de anos e foi posteriormente conquistada por vários imperadores, incluindo os gregos, os maúmudos e os mogóis. No século XVIII, a região foi incorporada ao Império Britânico como parte da Índia britânica.

Em 1947, o Reino Unido abdicou da administração da Índia e concedeu autonomia a dois novos países: a Índia e o Paquistão. O Paquistão originalmente consistia em dois territórios distintos, o Paquistão Oriental (atual Bangladesh) e o Paquistão Ocidental (atual Paquistão). Em 1971, o Paquistão Oriental se tornou independente como Bangladesh.

Desde a independência, o Paquistão enfrentou muitos desafios, incluindo conflitos políticos, instabilidade econômica e tensões com seus vizinhos. No entanto, o país também tem muitos pontos fortes, incluindo um setor agrícola forte, uma indústria em crescimento e uma população jovem e crescente.



Alojamento no Paquistão