Bandeira do Paquistão

Bandeira do Paquistão

O Paquistão é um país relativamente novo, tendo sido criado após a Segunda Guerra Mundial, quando o Reino Unido concedeu a independência total aquilo que até então era a sua colónia da Índia, que englobava diversos países da actualidade.

Apesar do país ter formalmente nascido apenas em 1947 existe um passado a ter em conta. A chegada do Islão à região – um evento de vital importância para a compreensão do actual Paquistão – ocorreu no século VIII.

Entre os séculos XVI e XVIII o Império Mughal dominou toda aquela área, influenciando profundamente o território. O domínio que se seguiu foi repartido entre os impérios Sikh e Maratha. A história do Paquistão é muito interessante.

A Bandeira do Paquistão data dessa época, tendo sido oficialmente adoptada a 11 de Agosto de 1947, apenas três dias antes da independência do moderno Paquistão. Realizou-se nessa data uma reunião da Assembleia Constituinte que aprovou o design da bandeira, que se manteve até aos dias de hoje.

Significado da bandeira do Paquistão

A bandeira do Paquistão é uma bandeira verde com uma faixa branca horizontal no centro. O verde representa a fé islâmica e a unidade do país, enquanto a faixa branca representa a paz e a pureza. A bandeira também inclui uma crescente vermelha e uma estrela branca, que são símbolos islâmicos. A bandeira do Paquistão foi adotada em 1947, quando o país se tornou independente do Reino Unido.

Quais as cores da bandeira do Paquistão?

Quais as cores da bandeira do Paquistão

As cores da bandeira do Paquistão são simplesmente verde e branco. A zona verde da bandeira representa o Islão, religião maioritária no país, enquanto a área branca, de menores dimensões, alude às religiões minoritárias existentes no Paquistão. O quarto crescente simboliza progresso e a estrela é uma alusão à luz que brilha sobre a nação.

O que significa a bandeira do Paquistão?

O que significa a bandeira do Paquistão

A bandeira do Paquistão é verde com uma faixa vertical branca (simbolizando o papel das minorias religiosas) no lado do mastro da bandeira. Um crescente branco e uma estrela grande são representados no centro do campo verde. O crescente, a estrela e a cor verde são símbolos tradicionais do Islão.

Onde está localizado o Paquistão?

Onde está localizado o Paquistão

O Paquistão faz fronteira com a Índia a leste, o Mar da Arábia a sul, o Irão a oeste, o Afeganistão e a China a nordeste. Caxemira, disputado entre a Índia e Paquistão, é um território reivindicado pelos dois países. Antes de sua independência em 1947, o Paquistão incluía o actual Bangladesh, que se separou em 1971.

Qual é o significado da palavra Paquistão?

Qual é o significado da palavra Paquistão

A palavra Paquistão é um neologismo que significa “país dos puros” resultante de “paq” que em urdo corresponde a “puro” e “stan” que significa “país”. Quanto ao nome da capital federal, Islamabad, significa “a cidade do Islão”, que serve como um símbolo de identidade para os paquistaneses que seguem na sua maioria a fé muçulmana.

O que tem no Paquistão?

O que tem no Paquistão

O Paquistão é uma terra de história milenar, que mistura monumentos interessantes, paisagens de montanha inesquecíveis, comida paquistanesa muito saborosa, e gente muito acolhedora. O K2, situado no Paquistão, é a segunda montanha mais alta do mundo, depois do Monte Evereste.

Qual a língua que se fala no Paquistão?

Qual a língua que se fala no Paquistão

O urdu é a língua oficial do Paquistão e é usado em ocasiões oficiais, na administração pública e em instituições de ensino. No entanto, apenas 8% dos paquistaneses falam urdu como o seu primeiro idioma. Mais 65 milhões dos punjabis paquistaneses falam punjabi como sua primeira língua. O pashto é falado por mais de 25 milhões da população total do país. Na província de Sind, 23 milhões de pessoas falam sindi.


Significado das Cores


Cores da Bandeira do Paquistao

A bandeira paquistanesa tem um formato rectangular, sendo predominantemente verde, de tonalidade escura, e tendo uma faixa branca do lado esquerdo. Na área verde pode ser observado um símbolo da lua em quarto crescente e uma estrela de cinco pontas, ambos em branco.

A zona verde da bandeira representa o Islão, religião maioritária no país, enquanto a área branca, de menores dimensões, alude às religiões minoritárias existentes no Paquistão. O quarto crescente simboliza progresso e a estrela é uma alusão à luz que brilha sobre a nação.

Com alta importância na história do Paquistão, a bandeira inspirou-se na da Liga Muçulmana, um partido nacionalista existente na antiga colónia britânica, advogando a independência do Paquistão. Por sua vez este adoptou a simbologia e as cores das bandeiras do Sultanato de Deli, do Império Otomano e do Império Mughal.


Hino nacional do Paquistão




Alojamento no Paquistão