Viajar de Transportes Públicos no Paquistão

Viajar de Transportes Públicos no Paquistão

Viajar no interior do Paquistão é quase sempre aventuroso e envolve cruzar paisagens deslumbrantes. Muitas vezes, especialmente próximo da fronteira com o Afeganistão, o viajante poderá ser impedido de seguir o seu caminho de forma autónoma e ser forçado a prosseguir com uma escolta militar.

Mas fora dessas regiões mais problemáticas as deslocações são mais simples, existindo autocarros que asseguram a ligação entre as principais cidades paquistanesas.

A Daewoo Express é das companhias de camionagem mais populares, mas existem sempre outras opções, por vezes de carácter regional. Contudo a Daweoo Express tem viaturas equipadas com ar condicionado e com níveis de conforto considerados elevados, segundo os padrões paquistaneses.

Por isso convirá reservar o lugar pelo menos no dia anterior à partida, sabendo desde logo que pagará um valor muito mais elevado do que se usar os transportes mais modestos. No norte, de Islamabad para o Vale de Gilgit e ainda mais para cima, irá certamente usar os serviços da Northern Areas Transport Corporation (NATCO).

Em viagens entre cidades distantes tente escolher autocarros de menores dimensões. Quanto maior for a viatura, mais paragens efectuará para largar e recolher passageiros, adicionando tempo à duração da viagem.

As viagens de comboio são possíveis, podendo consultar o website da Pakistan Railways para recolher informações sobre horários e até comprar bilhetes online.

Se o tempo for mais importante para si do que o dinheiro, poderá preferir efectuar algumas etapas da viagem pelo Paquistão por via aérea. A Pakistan International Airlines assegura a ligação entre vários aeroportos nacionais, com tarifas variáveis, que oscilam geralmente entre os 50 e os 100 Euros por trajecto. Em muitos casos existe mais do um voo diário.



Alojamento no Paquistão