Melhor época para viajar no Paquistão

Melhor época para viajar no Paquistão

O Paquistão é um mosaico de povos, línguas, tradições, paisagens e religiões. É um país rico com uma história milenar que deixou traços culturais e arquitectónicos únicos. Acima de tudo, é um país onde será recebido de braços abertos, com o chai na mão e mil perguntas para lhe fazer.

A melhor época para viajar no Paquistão é um pouco complicada de identificar, pois tem vários tipos de climas que podem adaptar ao estilo de viagem de cada pessoa. Apesar das suas dimensões, a maioria do Paquistão apresenta Invernos rigorosos, encontrando-se algumas cidades a altitudes consideráveis.

Apesar da melhor altura para visitar ser considerado o espaço de tempo entre os meses de Maio e Outubro, mesmo nessa época o visitante necessitará de um guarda-roupa versátil, indo provavelmente encontrar amplitudes térmicas que irão de temperaturas a rondar os zero graus até a uns escaldantes quarenta graus centígrados. Mesmo assim este será o período mais equilibrado, com temperaturas mais amenas e dias mais secos. Contudo, se visitar ou tiver que passar por áreas mais elevadas, poderá encontrar neve, mesmo no pico do verão.

Quando ir ao Paquistão? Pode visitar o Paquistão durante todo o ano, o entanto, o clima só é favorável em todos os lugares no país e ao mesmo tempo durante os meses de Março, Outubro e Novembro.


Quando viajar no Paquistão


Ter em mente para quando viajar no Paquistão é importante antes de começar a organizar a sua viajar. Apesar de ser um dos países com menos turistas do mundo, há algumas época que o fluxo de turistas é maior.

  • Época Baixa no Paquistão: Janeiro, Fevereiro, Marco, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro e Novembro.
  • Época Alta no Paquistão: Dezembro.

Clima do Paquistão


Situado a norte do Trópico de Câncer, o Paquistão é caracterizado por variações extremas de temperatura, dependendo da estação e do local. Assim temos muito frio neve nas regiões montanhosas, Verões quentes e secos, calor extremo nas regiões desérticas, e um clima muito húmido durante as monções dos meses de Julho e Agosto.

Nas planícies, a temperatura varia de 4° a 15° em Janeiro e de 30° a 45° em Julho por exemplo. A sul do país, a seca abrasadora prevalece no litoral e a cidade de Jacobabad é um dos pontos mais quentes do mundo com temperaturas acima dos 50°. Em Islamabad, o Inverno é bastante forte e prolonga-se de 2 a 3 meses.


Monções no Paquistão


Apesar da influência das monções no Verão ser muito importante para o Paquistão, o país em geral é muito árido. Consequentemente a sua vegetação e agricultura dependem da intensidade da chuva. Nas montanhas, a amplitude térmica é bastante forte com temperaturas que podem exceder os 30° durante o dia no fundo do vale e descer abaixo de 0° à noite. Em Spantik, as temperaturas podem ser muito baixas descendo até aos -20°. Não há monções nos territórios do norte do Paquistão já que o maciço de Nanga Parbat bloqueia as nuvens.



Alojamento no Paquistão