O que Comer no Paquistão

A gastronomia paquistanesa é muito rica e variada, aparentada com a cozinha indiana, influenciada pelos princípios alimentares do Islão, e servindo todo o tipo de gostos.

Considerando as suas dimensões e as diversas influências culturais que sofreu ao longo da história, é com naturalidade que no Paquistão se encontram diferentes tipos de cozinha dependendo da região onde nos encontramos.

As regiões do leste, o Punjab e Sindh, oferecem sabores intensos, com pratos cuidadosamente marinados e utilização de especiarias picantes. É a influência do subcontinente indiano a manifestar-se.

Lentilhas, leite, sabzi sazonal, farinha e produtos de trigo são os alimentos mais abundantes que formam a base da culinária paquistanesa.

Culinária do Paquistão

O arroz é muito utilizado e um prato de Biryani terá este alimento como base. É muitas vezes servido com carne cozinhada com caril, que pode também ser acompanhada com roti, um pão fino e achatado.

Aloo Gosht é um guisado de caril com carne e batata. Enfim, acima de tudo a gastronomia paquistanesa é muito variada e um visitante poderá passar semanas no país sem nunca repetir um prato. No Norte, em Gilgit e em Hunza, a cozinha tem características únicas, sendo mais influenciada pelas tradições da Ásia Central.

Gholmandi é uma espécie de tarte recheada de queijo com coentros feita com massa de chapati bem amanteigada.

Chapshuru tem uma configuração algo semelhante, mas o seu recheio é composto por carne, cebola, chilis, tomates e coentros.

Rishoki é uma espécie de panqueca com coberturas diversas, que podem ser salgadas ou doces.

O Shisar é um frito, feito com massa massa de trigo e ovos. Se encomendar Mantu receberá dumplings cozidos, recheados com carne, cebola, alho e pimentos. Caso consuma carne, deverá experimentar um bife de yak. E a acompanhar tudo isto, o omnipresente Chai.

11 pratos paquistaneses tradicionais

O Paquistão tem algumas das receitas mais diversificadas e saborosas do mundo, devido à quantidade de ervas e especiarias disponíveis no país, cada prato tradicional vem com uma história profunda que o liga a uma província e região em particular.

  1. Biryani
  2. Frango tikka
  3. Seekh Kabab
  4. Channa Chaat
  5. Aloo Keema
  6. Samosas
  7. Sajji
  8. Haleem
  9. Halva Puri
  10. Nihari
  11. Kheer